O que é um Ritual?


De acordo o dicionário eletrônico Michaelis:

adj m+f (lat rituale)
1 Pertencente ou relativo aos ritos.
2 Que contém os ritos. sm 1 Livro que contém os ritos, ou a forma das cerimônias de uma religião.
2 Cerimonial.
3 Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo. Frente à tal diversidade, evidenciamos, logo, que ritual não está apenas ligado à religião ou formas de expressão religiosa.



Definição do site Brasil Escola:

A palavra ritual deriva do latim Ritualis. São ações relacionadas ao misticismo e à religião, que podem ser praticadas individualmente ou não. Pode ser cerimonial, quando há a necessidade de uma preparação quanto ao local, à vestimenta, aos materiais e aos instrumentos utilizados; ou psíquico, quando se pretende interferir e/ou transformar algo no mundo físico.

Os rituais cerimoniais são aqueles que normalmente são usados em casamentos, batizados, velórios, formaturas e outros. Já os rituais psíquicos são usados para acionar ou bloquear energias e/ou forças sobrenaturais, criar, alterar e até desencadear forças naturais.

Mas nós queremos saber de rituais mágicos, né? Então vamos a algumas definições sobre rituais mágicos:

Definição de Edain McCoy in Como Fazer Magia extraída do blog GRIMOIRE DO MAGO

Um ritual é geralmente definido como um padrão específico de acções empreendidas para alcançar um resultado final definido. Estas ações podem ser formais ou informais, mas continuam a ser um conjunto prescrito de ritos cujo objectivo é imprimir uma mudança duradoura na vida e na psique do praticante. Quando combinado com a magia, o resultado final pode ser uma mudança poderosa e espantosa.




Se você está pesquisando sobre rituais a fim de criar um ritual personalizado, minha sugestão é que dê uma olhadinha em meu novo livro,  Mãe Maria, orações e rituais (de todas as crenças). Neste livro, que não é um livro de orações católico, eu reuni uma infinidade de inforamções sobre Mãe Maria, pois ela é uma das minhas guias no meu caminho espiritual, que me acompanha há décadas. Há inúmeras orações no livro, não só católicas, mas também a suas correspondentes em outras religiões, como Oxum, na Umbanda, alguns hinos da igreja ortodoxa, orações espíritas, ciganas, pois eu fiz uma panorama de como a Virgem Maria é vista e adorada em outras religiões além da católica. 

Na segunda parte do livro eu falo de como criar um ritual personalizado - e estas instruções podem ser usadas por qualquer magista, católico ou pagão.

Mostro um passo-a-passo detalhado e quais elementos você precisa reunir para criar um ritual só seu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...