O que é um Ritual?


De acordo o dicionário eletrônico Michaelis:

adj m+f (lat rituale)
1 Pertencente ou relativo aos ritos.
2 Que contém os ritos. sm 1 Livro que contém os ritos, ou a forma das cerimônias de uma religião.
2 Cerimonial.
3 Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo. Frente à tal diversidade, evidenciamos, logo, que ritual não está apenas ligado à religião ou formas de expressão religiosa.



Definição do site Brasil Escola:

A palavra ritual deriva do latim Ritualis. São ações relacionadas ao misticismo e à religião, que podem ser praticadas individualmente ou não. Pode ser cerimonial, quando há a necessidade de uma preparação quanto ao local, à vestimenta, aos materiais e aos instrumentos utilizados; ou psíquico, quando se pretende interferir e/ou transformar algo no mundo físico.

Os rituais cerimoniais são aqueles que normalmente são usados em casamentos, batizados, velórios, formaturas e outros. Já os rituais psíquicos são usados para acionar ou bloquear energias e/ou forças sobrenaturais, criar, alterar e até desencadear forças naturais.

Mas nós queremos saber de rituais mágicos, né? Então vamos a algumas definições sobre rituais mágicos:

Definição de Edain McCoy in Como Fazer Magia extraída do blog GRIMOIRE DO MAGO

Um ritual é geralmente definido como um padrão específico de acções empreendidas para alcançar um resultado final definido. Estas ações podem ser formais ou informais, mas continuam a ser um conjunto prescrito de ritos cujo objectivo é imprimir uma mudança duradoura na vida e na psique do praticante. Quando combinado com a magia, o resultado final pode ser uma mudança poderosa e espantosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário