Autodefesa psíquica - Dion Fortune



Este post fala sobre um clássico de magia, o livro Autodefesa Psíquica, de Dion Fortune.  A descrição do livro na Amazon é esta:

Pela primeira vez, um renomado ocultista explica, através de instruções detalhadas, o modo de detectar os ataques psíquicos e como defender-se deles. São apresentados, também, os motivos destes ataques, suas manifestações a nível físico e as possíveis formas de proteção contra eles. Além disso, Dion Fortune trata do vampirismo psíquico e como detectar seus sinais, da patologia dos contatos não-humanos, da projeção do corpo etérico e das substâncias utilizadas na Magia Negra para saber como se defender delas.

Agora um trechinho do texto , para você ter ideia do que se trata:

"O psiquismo, ainda que genuíno, é uma causa freqüente de auto-ilusão. Um sensitivo é invariavelmente muito sensível e sugestionável. Essa é a base de seus dons. Não sendo o psiquismo um desenvolvimento normal, entre os europeus pelo menos, o sensitivo é, na linguagem dos engenheiros navais, “superimpulsionado por sua quilha”. Ele é por isso instável, propenso a violentas reações emocionais, e em geral exibe aquelas aberrações de conduta que estamos acostumados a associar aos gênios artísticos. A não ser que um sensitivo seja treinado, disciplinado, protegido e dirigido por aqueles que lhe compreendem a constituição, o seu psiquismo não é digno de confiança, pois o sensitivo é arrastado para onde sopram os ventos.
O sensitivo e o neurótico são muito semelhantes em suas reações à vida, mas o neurótico difere do sensitivo porque, ao invés de ser superimpulsionado por sua quilha, ele é subimpulsionado pelas máquinas. O resultado, contudo, é o mesmo — uma discrepância entre a força e a forma com a conseqüente inabilidade para manter um controle central, ponderado e diretivo. A técnica da disciplina oculta visa em grande parte a controlar as forças disparatadas, compensando a sensibilidade do sensitivo e protegendo-o das impressões indesejadas. Não é bom saber como se abre a porta do Invisível sem ao mesmo tempo aprender a fechá-la e trancá- la .
Como se observou na Introdução, é relativamente raro que o Invisível venha em busca de seres humanos. Como disse a Lagarta a Alice a propósito do Cãozinho, “Deixe-o em paz, e ele a deixará em paz”. Mas se começamos a estudar o ocultismo ou mesmo a trabalhar com ele, mais cedo ou mais tarde começaremos a obter resultados, desde que, naturalmente, os sistemas que estamos utilizando contenham os germes da eficácia .
No caso de uma pessoa que está trilhando o Caminho pela primeira vez, o progresso é necessariamente lento e trabalhoso, mas uma alma que recebeu a iniciação em encarnações anteriores pode reabrir as faculdades psíquicas com tal rapidez que o problema de manter a coordenação harmónica da personalidade se torna sério. Ë muito comum uma pessoa que está fazendo seu primeiro contato com o movimento ocultista sofrer um distúrbio psíquico. Essa perturbação é às vezes atribuídas às más influências, e às vezes às entidades malignas. Nenhuma dessas inferências deve ser correta. Há uma terceira possibilidade, que é responsável pelo maior número de vítimas — o fato de que a consciência está sendo perturbada por uma força diferente. ~ muito comum uma criança ficar febril e agitada nos primeiros dias das férias no mar. Ela não está de fato doente. Mas o ar pesado e a comida diferente e a excitação de seu novo ambiente perturbam o seu sensível equilíbrio físico. Ocorre o mesmo quando o neófito sofre um distúrbio no início de sua carreira oculta. As vibrações incomuns o agitam, e ele tem então um ataque de indigestão oculta. Em ambos os casos, o tratamento é o mesmo — restrição temporária da dieta que causou a perturbação."

O sumário é este:

  • PREFÁCIO
  • DISTINÇÃO ENTRE ATAQUE PSÍQUICO OBJETIVO E DISTÚRBIO PSÍQUICO SUBJETIVO
  • OS PERIGOS NÃO-OCULTOS DA LOJA NEGRA
  • O ELEMENTO PSIQUICO NO DISTÚRBIO MENTAL
  • MÉTODOS EMPREGADOS PARA EFETUAR UM ATAQUE PSIQUICO
  • OS MOTIVOS DO ATAQUE PSÍQUICO
  • OUTROS MOTIVOS DO ATAQUE PSÍQUICO
  • MÉTODOS DE DEFESA CONTRA O ATAQUE PSIQUICO
  • DIAGNOSE DA NATUREZA DE UM ATAQUE
  • MÉTODOS DE DEFESA
  • OUTROS MÉTODOS DE DEFESA
  • METODOS AVANÇADOS DE DEFESA
  • ANJOS, HERÓIS E OUTROS AGENTES DE DEFESA
  • CONCLUSÃO

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...