O que são Esbats?


Bruxas e wiccanos festejam as luas cheias de cada mês em rituais solitários ou individuais chamados Esbats.Mesmo não praticando a Wicca, como praticante de qualquer outro ramo da magia, você também pode festejar esses rituais, a fim de aprofundar seu contato com a energia da Lua.



Segundo o blog Casa da Floresta, "os povos celtas celebravam também os Esbats ou seja, as treze Luas Cheias ao longo do ano.

A Lua Cheia foi venerada por milênios por homens e mulheres, que se  reúnem numa clareira nas montanhas,  enfim, em um lugar aberto, para que possam comungar com as Deusas Lunares e a Lua Mãe, plena e cheia com seus raios afagando-os e lhes transmitindo sua dedicação e amor.

Durante os Esbats referencia-se a força criativa, geradora e sustentadora do Universo, manifestada como a Grande Mãe.

A Noite de Lua Cheia ou Plenilúnio é o auge do poder da Deusa, sendo o momento adequado para rituais de cura e trabalho mágico ou apenas usado para uma aproximação maior com a Deusa."

Esbats

"A palavra Esbat deriva do verbo esbattre, em francês arcaico, significando “alegrar-se”, pois essas celebrações não eram tão solenes como os Sabbats, proporcionando, além dos trabalhos mágicos, uma atmosfera jovial.

Durante os Esbats, reverencia-se a força vital criativa, geradora e sustentadora do universo, manifestada como a Grande Mãe, a grande Deusa. A noite de lua cheia ou o plenilúnio, é o auge do poder da Deusa, pois ela está em seu momento de mãe, geradora, então sendo o momento apropriado para rituais de cura e trabalhos mágicos. Usam-se altares, não importa se é uma altar simples ou bem elaborado, oque importa é ter o seu altar feito de coração e com os símbolos da Deusa e acrescentam-se os elementos específicos da lunação. Além dos rituais, há cantos, danças, contam-se histórias e fazem-se meditações. No final, comemora-se repartindo pão ou bolo e bebendo-se vinho, suco ou chá, brindando à Lua e ofertando um pouco à natureza em sinal de gratidão à Mãe Terra. O pão sempre simbolizou o alimento tirado da terra, enquanto que o vinho favorecia a atmosfera de alegria e descontração."

Existem várias listas com nomes das luas segundo várias tradições, como a celta ou a dos índios americanos. Eu encontrei esta lista  neste blog, como sugestões de magias específicas para cada lua cheia do ano, sem indicação da origem da lista.

Outra referência muito útil para programar seus rituais de Lua Cheia é verificar em que signo a lua estará, e criar um ritual de acordo com o signo. Veja aqui uma lista da Lua nos signos.


JANEIRO
Comemore a primeira Lua Cheia do ano acendendo uma vela branca no primeiro degrau de uma escada de sua casa (pode ser uma escada simbólica, feita com livros, por exemplo). Isso significa que você está disposto a receber todas as Luas do ano com amor e fé. A Lua agradecerá e um importante elo de magia se fará entre vocês.

FEVEREIRO
A Lua Cheia de Fevereiro pode presentear você com um amuleto mágico. Colha sete folhas de árvores diferentes e deixe-as "dormindo" sob uma pedra da lua nesta noite. Na manhã seguinte, coloque as folhas em um saquinho da cor do seu signo e leve-o com você. Este amuleto lunar tem o poder de aumentar nosso magnetismo pessoal.

MARÇO
Este é o mês do Ritual dos Elementais. Para atraí-los faça nessa noite uma "cara de maçã" utilizando cravos da Índia para fazer os olhos, nariz e boca. Coloque a maçã em um recipiente com um pouco de água e deixe dormir no batente da sua janela. Esta antiga brincadeira atrai os elementais, que trazem ao lar a magia e a alegria.

ABRIL
Na Lua Cheia de Abril, podemos fazer uma magia em homenagem aos Elfos. Coloque em sua janela doces e balas coloridas dentro de um círculo feito com açúcar e vá dormir. Dizem que, nesta noite, os elfos saem para dançar e agradecem sua oferenda, proporcionando dias de muita alegria.

MAIO
A Lua Cheia de Maio deve ser dedicada à busca do amor verdadeiro. Se você ainda não encontrou o seu, esta é uma boa oportunidade. Nesta noite, olhe para a Lua e peça que ela lhe traga o seu amor verdadeiro. A Lua de Maio é a Lua dos Amantes. Dizem que, do alto, ela sempre encontra a nossa metade e traz até nós.

JUNHO
A Lua Cheia de Junho tem de ser bem festejada! Dizem que esta é a Lua da alegria, da dança e da música. Nesta noite divirta-se com a Lua! Vista-se de branco, coloque uma música e dance a Dança da Lua com seus próprios passos, obedecendo sua intuição. A Lua, emocionada, vai agradecer. E é incrível como esse ritual tem o poder de nos revigorar!

JULHO
A Lua de Julho é a Lua das Crianças, a Lua de contar histórias. Uma lenda antiga diz que quem contar uma história muito bem contada para alguém, nesta noite, constrói seu destino, pois a Deusa Lua tem, neste dia, o poder de transformar as histórias contadas em histórias reais. A criatividade é seu instrumento, e o resultado, seu destino!

AGOSTO
A Lua Cheia de Agosto é a Lua da Fertilidade. Faça uma magia com esse fim. Peça um caminho fértil e próspero fazendo nesta noite o plantio simbólico dos grãos. Pegue onze grãos diferentes e enterre-os nessa noite. Eles simbolizam o potencial que todos temos. Peça à Lua que transforme esse potencial em realizações. Esta é a noite ideal para isso.

SETEMBRO
A Lua de Setembro ensina uma magia amorosa muito especial. Faça um desejo de amor. Coloque em um pires sete pétalas de rosas e deixe-as sob o luar. No dia seguinte, verifique quantas pétalas foram levadas pelo vento. Quanto maior o número de pétalas levadas, maiores as chances de ver seu desejo realizado.


OUTUBRO
Esta é a "Lua das Bruxas". Aproveite e faça uma magia antiga. Acenda uma vela branca e peça paz, uma rosa e peça amor, e uma amarela e peça prosperidade. Do lado de cada vela, deixe um botão de rosa da mesma cor. No dia seguinte, ofereça o botão branco para quem precisa de paz, o rosa para quem precisa de amor e o amarelo, prosperidade. É oferecendo que se recebe. A grande sabedoria está em saber dividir.

NOVEMBRO
A Lua Cheia de Novembro é a "Lua do Portal", pois é por ela que os seres mágicos que invadiram nosso mundo (Halloween) voltam para seus mundos encantados. Devemos despedir-nos deles agradecendo por todas as alegrias que deixaram. E se nesta noite puder observar a Lua, verá uma pequena multidão de seres entrar por ela.

DEZEMBRO
A última Lua Cheia do ano ensina uma magia de fé. Nesta noite, faça uma lista com todos os desejos que realizou durante o ano. Conte quantos foram, enterre um grão para cada desejo realizado e agradeça à Deusa da magia. peça a renovação de sua fé para que, no próximo ano, muitos outros "grãos de desejos" possam ser plantados.

Fontes:
Claraluz
blog Casa da Floresta
Grimórios Místicos

Outros posts sobre magia lunar

 Ritual para a Lua Azul
 Significado das fases da lua para uma Magia
 Magia dos dias da semana
 Círculos Mágicos

datas de Lua azul até 2050

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...